Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento

Localização:

Localiza-se no centro da baixa de Luanda, e forma gaveto entre a Rua Rainha Ginga e o Beco da Sé.

Resenha histórica e patrimonial:

Em Luanda, foi adaptada como catedral a igreja de Nossa Senhora da Conceição, que terá sido o melhor templo da cidade nos séculos XVI e XVIII tendo sido esta, a sede da única paróquia então existente.

Uma segunda Paróquia foi mandada levantar pelo Bispo Soveral (1627-1642) que abrangeria a parte baixa da cidade, sendo-lhe dado como sede a Igreja de Corpo Santo demolido nos princípios do século XX.

Quando ficou concluída a igreja da Nossa Senhora dos Remédios, esta era chamada ao tempo «Igreja dos Remédios da Praia» por estar situada na rua que contornava a baía. Ela foi inaugurada e abençoada pelo Bispo Manuel da Natividade, em 1679. Cadornega descreve o acto como sendo uma “…missa pontifical, assistido pelo Bispo, com toda pompa e aparato pontífico, às vésperas acompanhada de todo o cabido com capas de aspergias, fazendo-se primeiro procissão solene, quando foi levado a Senhora (dos Remédios) para a sua casa…”.

No Século XVIII funcionavam naquela igreja quatro capelanias, cada um com o seu capelão. Na época era também, conhecida como paróquia dos comerciantes, pois terão sido estes os principais impulsionadores à sua construção iniciada em 1655 e terminada em 1679.

Relatos de épocas revelam que a igreja dos Remédios terá sido construída em substituição das duas igrejas que existiam naquela zona (Igreja de Espírito Santo e a de Corpo Santo). Há quem diga sobre a ruínas de uma dessas duas igrejas terá sida construída esta igreja. Deduzimos que tenha sido a de Espírito Santo, sendo que a de Corpo Santo, já em completa ruína, veio a ser completamente demolida nos princípios do século XX. Ou seja, muito depois de ser construída a Igreja dos Remédios.

Trata-se de um templo de pequenas dimensões e uma das igrejas mais pobres sob o ponto de vista da arquitectura. Na segunda metade do Século XVIII encontrava-se bastante arruinada e ficara encerrada vários anos até se fazerem obras bastantes vultosas que a transformaram no templo que hoje é. A sua fachada sobre tudo ficou completamente mudada em virtude das reformas feitas.

A igreja desenvolve-se em rectângulo e é constituída de uma só nave, com a capela-mor altares laterais. Está no seu interior sepultado com a sua esposa o “Cavaleiro da Ordem de Cristo, Francisco Barroso” que muito terá contribuído para a sua construção.

Exteriormente ela é ladeada por duas torres sineiras elevadas e que enquadram a fachada principal.

A igreja de Nossa senhora da Conceição que serviu inicialmente de Sé, acabaria em completa ruína. Da velha construção somente foi aproveitada a torre sineira que acabou incorporada numa nova edificação onde veio a ser instalado o Observatório Meteorológico João Capelo. Em 1828 a Sé Episcopal foi transferida pela a igreja dos Remédios onde funcionou até 1987, altura em que foi transferida para a igreja de jesus à Cidade Alta, onde permanece até hoje..

Classificação:

Igreja dos Remédios foi classificada como Imóvel de interesse público pela Portaria nº 6716, publicada no Boletim Oficial nº 21, de 25 de Maio de 1949.

FONTE INPC
PARTILHAR
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Fotografias
  • Video
Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento

Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento