Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento

Localização:

Situada na parte alta da Cidade do Namibe, entre a Fortaleza de São Fernando e Porto. A sua fachada foi projectada para a baía.

Resenha histórica e patrimonial:

A primeira pedra para a construção da igreja de Santo Adrião foi lançada em 27 de Julho de1849. À chegada da primeira colónia não havia em “Moçamedes” uma única instituição religiosa. Ao ser lançado o desafio da sua construção, resolveram os seus impulsionadores prestar homenagem ao governador Adrião Acácio de Silveira Pinto que muito teria contribuído nos primeiros passos para a construção do templo católico.

Iniciada as obras de construção da igreja, estas acabariam interrompidas em virtude do falecimento do seu encarregado. Senhor António Baptista. Para lhe dar seguimento foi criada uma comissão pela Portaria Distral nº8, de 23 de Março de 1850.

Porém, as obras, mesmo assim ainda permanecem paralisadas e somente em 1854, entendera o governador Fernando da Costa Leal chamar a si as responsabilidades inerentes à continuidade daquela empreitada.

Norelatório datado de 31 de Dezembro de 1854, o governador informava que “…asobras da igreja de da casa pároco se achavam em grau de adiantamento, a despeito dos poucos operários e de meios que com três meses mais de trabalho estas ficariam prontas. O que havia a fazer limitava-se somente a toda obra decal fina, algumas de madeira na capela-mor, os dois altares laterais e,finalmente, os claustros laterais para a teia e caro da igreja”.

Na ausência da igreja e inclusivamente de sacerdotes, a primeira missa, foi celebrada na fortaleza de São Fernando no dia de todos os santos, ou seja, no dia 1 de Novembro de 1849, por um sacerdote vindo de Benguela.

Trata-se de uma igreja com reduzidas dimensões, com algumas levezas na sua arquitectura embora de inspiração no modelo arcaico de século XVIII adoptado pelos portugueses.

A sua localização no ponto elevado da cidade, remete-lhe para alinhamento de construções de tipologia institucional, construídos em vários períodos de formação e crescimento da cidade.

Classificação:

A igreja de Santo Adrião foi classificada como Património Histórico-Cultural ao abrigo do Despacho nº 21, de 8 de Julho de 1992.

FONTE INPC
PARTILHAR
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Fotografias
  • Video
Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento

Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento