Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento

Localização:

A velha e histórica Igreja de Nossa Senhora do Pópulo estásituada na parte antiga da cidade de Benguela, perto da Baía. 

Resenha histórica epatrimonial:

É desconhecida, ao acerto, a data do início da suaconstrução. Fernando Batalha, na sua obra intitulada “Angola Arquitectura eHistória”, refere que esta faz parte das primeiras construções erigidas empedra e cal em Benguela.

Um dos poucos elementos de registo quanto à época da suaconstrução encontra-se gravado numa lápide encaixada por cima da sua entradacom a seguinte inscrição:

"O capitam de infantaria Roque Vieira de Lima que comfervor & zelo fes obra tão pia pede hum Padre & Ave Maria. Bene fvndataest doms dei primo die Novembris anno 1748".

À sua fachada ergue-se um esbelto frontão barrocosetecentista que é considerado dos mais belos de Angola. Destaca-se ainda assuas torres de cúpula campaniformes, os relevos decorativos do portal.

Já no seu interior destaca-se um púlpito com dossel emmadeira esculpida em estilo rococó, uma tela abalaustrada que separa a nave docruzeiro, o gradeamento de baptistério feito de madeira torneada e ainda uma fontede água benta, em mármore, finamente trabalhada.

Faz ainda parte do seu espólio um crucifixo, o frontalrenascentista e uma urna de prata ornamentada, que segundo a tradição sãopertenças aos Távoras que foram exilados para Angola pelo Marquês de Pombal.Compreende ainda tal espólio duas telas a óleo representando temas e figurasreligiosas de autoria de Joaquim Marques (Lisboa, 1786).

A sua planta muito singela, é constituída por uma só nave,capela-mor e duas capelas laterais no topo do cruzeiro. Nas extremidades dafachada principal desenvolvem-se duas torres sineiras.

Classificação:

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo de Benguela, tornou-seclassificada pela Portaria Provincial n9 6634, publicada no Boletim Oficial nº5, de 2 de Fevereiro de 1949.


Descrição de imagem: Igreja do Pópulo: um dos mais belos exemplares do barroco em Angola (Foto: INPC)

FONTE INPC
PARTILHAR
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Fotografias
  • Video
Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento

Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento