Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento

Localização:

 A velha Igreja de Santa Ana está situada no lado esquerdo da estrada principal de Caxito, á entrada do núcleo urbano.

Resenha Histórica e patrimonial:

 Embora as primeiras expedições tenham ocorrido ainda no século XVII, a região do Dande só terá sido efetivamente ocupado no século XVIII, sobre tudo na segunda metade.

Depois de ocupada, a região correspondente ao actual município do Dande passará a designar-se Santa Ana.

Já entre 1690 e 1694 era referenciada a existência de um hospício pertencente aos capuchinhos e ainda uma igreja pertença à Ordem Jesuíta.

A igreja dedicada à Santa Ana terá sido construída em q896 sob orientação dos missionários Cernache que se dedicaram à evangelização da região do Dande-Caxito até 1912.

A partir de 1935 se ocuparam dessa actividade os missionários do Espírito Santo. Em 1954 passaram os Capuchinhos a cuidar da missão evangelizadora da Igreja Santa Ana.

Tal templo religioso é de uma construção modesta com um único corpo, ladeado por uma torre sineira rematada por quatro pináculos suas extremidades.

As suas dimensões são muito reduzidas e, levaram a que fosse projetada e construída uma outra igreja sob a mesma invocação bem defronte da antiga, A nova já foi dimensionada para corresponder  DEMANDA de religiosos que deslocam a Caxito na procura de soluções dos seus problemas sociais, mas sem diminuir a importância do velho pequeno templo onde a população continua a dedicar especial referência tornando-se um dos mais recorridos santuários de Angola, onde se pode sentir a devoção popular.

A Igreja Santa Ana é uma pequena, mas graciosa construção dos finais do Século XIX, desprovida de elementos decorativos. Desenvolve-se à fachada uma torre sineira muito simples.

Classificação:

 A Igreja de Nossa Senhora de Santa Ana foi classificada pelo Despacho do Ministério da Cultura nº8, datado de 18 de Abril de 1997.


Descrição da imagem: Aspecto gracioso da fachada da igrejade Santa Ana (Foto: INPC)

FONTE INPC
PARTILHAR
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Fotografias
  • Video
Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento

Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento