Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento

Localização:

O Nkulumbibi, (ruínas da antiga SéCatedral de Mbanza Kongo) está situado à entrada da cidade de Mbanza Kongo. Entrea pista do aeroporto daquela cidade e a rua Comandante dangereux.

Resenha histórica e patrimonial:

Terá sido a primeira edificaçãocatólica erigida em África a sul do Sahara pelos portugueses, datado do séculoXV.

Resistiram ao tempo e às acções do homemo arco de acesso à capela-mor e da capela-mor, o que de essencial restoudaquela velha e histórica edificação erigida nos primórdios da ocupação colonialportuguesa em Angola.

A literatura antiga refere que poraltura da invasão dos jagas em 1568 em Mbanza Kongo (na altura São Salvador) ocorreua destruição de muitas igrejas católicas então existentes na cidade as quaisvoltariam a ser reconstruídas após a expulsão dos jesuítas daquele reino em 1573,tendo a igreja de São Salvador sido retificada.

De acordo com esta fonte a igrejaque se levantou no século XV foi reconstruída quase um século depois. No entantofaz referência a uma nova edificação (1548), igreja dedicada a Jesus, oSalvador e, com base no nome dessa igreja, Mbanza Kongo passaria então a serchamada São Salvador. 

Embora haja ainda discrepâncias emmuitos factos da sua história, sabe-se que ela foi elevada à título de SãoSalvador pela Bula Super Specula MIlitantis Ecclesiae que a 20 de Maio de 1596criou a diocese de Kongo.

O antigo missionário D. AntónioBarroso, quando foi à Mbanza Kongo em 1881 fez a medição do espaço da Sé Catedral,anotando que ela tinha cerca de 35,5 m de cumprimento e 12,5 de largura.

Quanto au seu formato, a igrejaformava um quadrilátero, tendo no topo a capela-mor, ambos. Pelo que se dá anotar, que ela dispunha de uma capela lateral e sacristia. O que resta daantiga construção leva-nos a deduzir que ela era de arquitectura singela, semriqueza decorativa e sem lavores em termos de acabamentos.

Porém a sua construção solida depedra e cal puderam resistir ao tempo e dela ainda se pode apreciar o arco dopresbítero e uma fresta (em jeito de Janela) para a iluminação da capela-morambos de rotação perfeita e talhados em blocos de pedra, de aparência deaspecto arcaico ou medieval.

Classificação:

As ruinas da antiga Sé Catedral deMbanza Kongo foram classificadas pela Portaria nº9:938, publicado no BoletimOficial nº 44, de 30 de Outubro de 1957.

FONTE INPC
PARTILHAR
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter
  • LinkedIn

Serviços úteis na proximidade

  • Fotografias
  • Video
Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento

Spots In Angola - Apartamentos, Moradias, Hoteis e Imóveis para férias e Arrendamento